Variantes da Covid: dezenas de casos suspeitos estão em apuração no DF

Variantes da Covid: dezenas de casos suspeitos estão em apuração no DF
Visualizações: 87
0 0
Tempo de leitura:1 Minuto, 53 Segundo

Variantes da Covid: dezenas de casos suspeitos estão em apuração no DF

Embora sem casos confirmados, Vigilância Epidemiológica segue rigoroso protocolo para investigar possíveis infecções em moradores locais.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero, afirmou na terça-feira (23/2) que a Secretaria de Saúde investiga “dezenas de suspeitas” de variantes da Covid-19 no Distrito Federal. A declaração ocorreu após o Ministério da Saúde (MS) ter descartado a infecção pela nova cepa em dois pacientes na capital do país, pois eles eram, na verdade, do estado de Goiás.

“Nossa equipe está sempre monitorando todos os pacientes que levantem qualquer tipo de suspeita das variantes da Covid-19. Atualmente, são dezenas de casos investigados, mas esse é o protocolo original. A gente acompanha o paciente, faz a coleta de materiais e encaminha aos laboratórios, e criamos todo o ambiente para evitar contágios até que haja o resultado. Até agora, nenhum caso foi confirmado no Distrito Federal”, disse Valero ao Metrópoles.https://www.portalzigzum.com.br/variantes-da-cov…m-apuracao-no-df/

De acordo com o subsecretário, havendo resultado positivo, a Secretaria de Saúde notificará imediatamente o Ministério da Saúde por meio de um sistema integrado para monitoramento das mutações do Sars-CoV-2.

“A integração é total com a equipe do ministério, que é informada em tempo real. Quando existem casos suspeitos, a gente não notifica pelo sistema, mas acompanhamos diretamente até que seja descartado ou não”, reforçou.

Fiocruz

O posicionamento mais enfático da Secretaria de Saúde ocorreu após o demonstrativo de linhagens e genomas Sars-CoV-2 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ter indicado a presença de cinco variantes de Covid-19 no DF e de 10 em todo o estado de Goiás.

Não foram dados detalhes sobre as investigações. A variante britânica do vírus, a B.1.1.7, foi detectada em Luziânia e Valparaíso, cidades goianas localizadas na chamada região do Entorno.

“Quando tomamos conhecimento desse alerta, acionamos imediatamente a Fiocruz, mas não obtivemos o retorno. Temos insistido, porque não há no nosso sistema esses números apontados pela fundação. Ninguém aqui é o dono da verdade, então se eles [Fiocruz] encontraram algum registro, precisam nos informar para que possamos acompanhar, e isso não foi feito até o momento”, garantiu Valero.

Fonte: Metrópoles

happy - Variantes da Covid: dezenas de casos suspeitos estão em apuração no DF
Happy

0 %

sad - Variantes da Covid: dezenas de casos suspeitos estão em apuração no DF
Sad
0 %
excited - Variantes da Covid: dezenas de casos suspeitos estão em apuração no DF
Excited
0 %
sleepy - Variantes da Covid: dezenas de casos suspeitos estão em apuração no DF
Sleepy

0 %

angry - Variantes da Covid: dezenas de casos suspeitos estão em apuração no DF
Angry
0 %
surprise - Variantes da Covid: dezenas de casos suspeitos estão em apuração no DF
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar